Voltar

Presidente da Funasa participa de seminário virtual sobre saneamento básico

Presidente da Funasa participa de seminário virtual sobre saneamento básico

Apresentações abordaram temas de interesse público e debateram sobre as prospecções de futuro da saúde nos municípios cearenses
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 09 Jul 2021 15:43:22 -0300

Última modificação: Qua, 14 Jul 2021 17:17:44 -0300

Participantes do evento durante a reunião

Foto: Divulgação

"Nossa missão é promover a saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e de saúde ambiental", afirmou o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Coronel Giovanne Silva, durante sua apresentação no ciclo de seminários do Pacto pelo Saneamento Básico. O evento on-line ocorreu na última quarta-feira (7/7) e foi promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará (ALE/CE) com o objetivo de discutir temas estratégicos para superar os desafios do saneamento no estado.

Na mesa virtual, que também contou com a participação de autoridades da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece); da ALE/CE e do deputado federal Domingos Neto, foram debatidos diversos temas de interesse público, que variaram desde as ações da fundação até as perspectivas dos municípios cearenses em relação ao financiamento de ações de saneamento.

Em sua exposição, o presidente da Funasa destacou os principais programas e ações da Funasa e as expectativas da instituição para o futuro, abordando os principais desafios e adaptações necessárias durante a pandemia, causada pela COVID-19, e explicando a atuação da autarquia mediante ao Marco Legal do Saneamento.

Para o Coronel, o principal desafio da entidade é promover a universalização do serviço de saneamento básico no Brasil, tornando a fundação uma referência nacional e internacional nas ações de saneamento. "A Funasa é um órgão que tem muita capilaridade, estando presente em todos os estados. Nós trabalhamos com pequenos municípios e estamos levando a política pública a quem menos tem. Por meio de nossas superintendências, chegamos em locais que muitos outros órgãos não conseguem chegar", ressaltou.

Ainda de acordo com o gestor, a Funasa segue desenvolvendo várias ações de saneamento, como os Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), Sistemas de Esgotamento Sanitário (SES), Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD), Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas (MHCDC), saneamento rural, dentre outras atividades, atendendo à convênios em mais de 4,5 mil municípios, com, aproximadamente, 600 obras em execução em todo o território nacional.

No evento, além das apresentações também foi lançado o documento do Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará em formato digital.