Voltar

Projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental em São Paulo é apresentado para mais quatro bacias hidrográficas do estado

Projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental em São Paulo é apresentado para mais quatro bacias hidrográficas do estado

Iniciativa da fundação expôs para diversos representantes municipais os principais aspectos do projeto e como a instituição ajudará as cidades atendidas
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 25 Abr 2022 10:46:35 -0300

Última modificação: Seg, 25 Abr 2022 10:50:36 -0300

Superintendente estadual da Funasa recebendo título de convidado ilustre do município de Olímpia

Foto: Prefeitura Municipal de Olímpia

Para apresentar o "Projeto Estratégico Territorializado de Atuação Governamental no Estado de São Paulo", a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) realizou três reuniões junto aos representantes municipais que compõem as bacias hidrográficas de Sapucaí-Mirim, Baixo-Pardo, Pontal do Paranapanema e Turvo e Grande. Os encontros, que ocorreram nos municípios de São Joaquim da Barra, Marília e Olímpia, ao longo das últimas semanas, contaram com a presença do superintendente estadual da Funasa em São Paulo (Suest/SP), Ronaldo Camargo, do engenheiro da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), Sérgio Siebra, e do professor Caio Fontana, da Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), que explicaram a atuação da instituição no estado e sobre a iniciativa que ajudará na universalização do saneamento, em especial nas localidades rurais.

Nos eventos, a equipe técnica responsável pelas explanações falou sobre os sistemas de informação estaduais e federais relacionadas ao saneamento urbano e rural, destacando a escassez de dados voltados ao rural. Além disso, abordaram, ainda, todo o desdobramento do projeto que fará um levantamento e diagnostico do saneamento em São Paulo para orientar os investimentos futuros da fundação.

Segundo Camargo, essa é uma ação inédita da Suest/SP, que ajudará no direcionamento de verbas da Funasa e que, com êxito, poderá ser expandida para outros estados. "Esse projeto é um case que pode ser inspiração para o levantamento técnico de orientação de investimentos em saneamento rural no país. Por isso, tivemos a iniciativa e pensamos que São Paulo pode ser o pioneiro nisso. Deste modo, teremos uma hierarquização dos municípios, de forma estratégica, e otimizaremos a destinação de recursos", disse.

São Joaquim da Barra

Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no estado de São Paulo - São Joaquim da Barra 31/03/2022

O município de São Joaquim da Barra recebeu a equipe da Funasa no dia 31/3 para apresentar o projeto as bacias de Sapucaí-Mirim e Baixo-Pardo. Na ocasião, os representantes municipais puderam visualizar os modelos de atuação da instituição e a acompanharam os benefícios que o novo projeto trará para os municípios.

Para o prefeito de São Joaquim da Barra, Wagner Schmidt, a Funasa representa e ajuda muito os municípios no saneamento básico, sendo um dos setores mais importantes da área para oferecer um futuro melhor aos munícipes. "Quando fomos convidados para sediar esse evento, de primeira mão já manifestei o meu aceite. Acho muito importante fazer esse contato entre a fundação e os prefeitos de nossa bacia. A Funasa é um órgão que traz exatamente aquilo que é melhor para o Brasil, sendo de grande importância em todas as regiões e melhorando a vida da população", destacou.

Marília

Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no estado de São Paulo - Marília 05/04/2022

Já no dia 5/4, foi a vez de Marília receber a visita da fundação. No município, os representantes da entidade explicaram para os integrantes da bacia hidrográfica do Pontal do Paranapanema sobre quais são e como serão elencadas as prioridades estabelecidas pelo projeto e o volume de recursos necessários para supri-las até 2033 e seja possível o cumprimento do Marco Regulatório do Saneamento Básico.

Segundo o prefeito de Marília, Daniel Alonso, o saneamento rural ainda é um aspecto frágil no município e o apoio da instituição ajudará para o desenvolvimento de ações futuras. "Não é preciso dizer muito para entendermos a importância do saneamento rural. Em Marília, temos comunidades rurais que chegam a ser maiores que alguns municípios do estado, mas é difícil de investir nesses locais. Porém, esse olhar sensível da Funasa de estar vindo até nós e fazendo esse diagnóstico será de muita ajuda", explicou.

Olímpia

Projeto Estratégico territorializado de atuação governamental no estado de São Paulo - Olímpia 07/04/2022

No último dia 7/4, os membros da Funasa se reuniram em Olímpia, onde deram continuidade a série de apresentações do projeto, atendendo a bacia de Turvo e Grande. Em uma das exposições, o engenheiro da Suest/SP, Sergio Siebra, detalhou as atividades realizadas pela atual gestão, destacando a desburocratização, o apoio técnico, a agilização nos projetos e a governança. Além disso, o superintendente estadual da Funasa recebeu do prefeito de Olímpia, Fernando Cunha, o título de convidado ilustre do município.

De acordo com Fernando, a maior parte da renda da cidade se tem a partir da água e, com a ajuda da instituição será possível preservar os recursos disponíveis com ações de esgotamento sanitário e abastecimento de água. "A água é de grande importância econômica para Olímpia. Então, sempre que pudermos, vamos colaborar. É essa riqueza que precisamos conservar. Por isso quero ressaltar que Olímpia sempre estará ao lado da Funasa, pois cabe a todos nós preservar e resgatar todo o estrago que já foi feito com os recursos hídricos", ressaltou.