Voltar

SALTA-z é inaugurada em comunidade paraibana

SALTA-z é inaugurada em comunidade paraibana

"Água para beber", como disse moradora, chega até a comunidade rural de Jatobá/PB e abastece 80 famílias
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 13 Dez 2021 16:07:48 -0300

Última modificação: Seg, 13 Dez 2021 16:13:04 -0300

SALTA-z inaugurada na comunidade rural de Jatobá, no município de Jacaraú/PB

Foto: Marcelo Aguiar / Prefeitura Municipal de Jacaraú

No último dia 3/12, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inaugurou, por meio da Superintendência Estadual da Funasa na Paraíba (Suest/PB), uma Solução Alternativa Simplificada de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z) na comunidade rural de Jatobá, no município de Jacaraú/PB, proveniente do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) n° 16/2021.

Na ocasião, estiveram presentes a superintendente estadual da Suest/PB, Virgínia Borges; a equipe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam); o prefeito de Jacaraú, Elias Costa; a equipe de secretários municipais; os agentes comunitários de saúde; os agentes de combate a endemias; e os representantes da comunidade.

Durante a cerimônia, a superintendente estadual, Virgínia Borges, ressaltou a importância da SALTA-z para as comunidades da Paraíba. "Quando eu conheci essa tecnologia simples de tratamento de água, identifiquei que isso seria como ouro para nosso estado. Hoje, nós temos 18 sistemas instalados em comunidades rurais de diversos municípios paraibanos", afirmou.

Comunidade rural de Jatobá

Composta por 80 famílias, a comunidade era abastecida com o uso de carro-pipa, mas agora a SALTA-z fornece água tratada por meio de um manancial superficial. Além disso, os moradores poderão contar com a Associação Rural Apícola de Jatobá, que prestará apoio às diversas questões que envolvem a tecnologia, nos assuntos de produção rural dos pequenos produtores e diversos outros assuntos - como solicitações de aposentadoria, certidões de cidadania, auxílio pré-natal, dentre outras.

Guardiões da água

O Sesam instituiu na localidade os "Guardiões da água". De forma voluntária, alguns moradores se candidataram para cuidarem e zelarem do sistema que receberam. "Quando um cidadão assume esse título, ele passa a cuidar do patrimônio público com consciência e responsabilidade. A SALTA-z é algo que trará água de boa qualidade para consumo e, por consequência, melhora na saúde, então deve ser zelada", disse a chefe do Sesam, Roseane Cunha, sobre o envolvimento dos moradores no cuidado da solução.

A moradora e guardiã da água da comunidade de Jatobá/PB, Janete Barbosa, realizou um discurso emocionado na inauguração. "Receber 'água para beber' é importante para comunidade. Acordo de madrugada para quebrar castanha de caju e agora sei que não preciso mais andar longas distâncias para buscar água", contou.