Voltar

SALTA-z fornece água tratada ao município de Cutias do Araguari, no Amapá

SALTA-z fornece água tratada ao município de Cutias do Araguari, no Amapá

Como forma de agradecimento, a comunidade de Creio em Deus encaminhou cartas de agradecimento ao presidente da fundação, coronel Giovanne Silva
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 21 Jun 2021 17:19:38 -0300

Última modificação: Ter, 22 Jun 2021 14:53:06 -0300

SALTA-z instalada na comunidade de Creio em Deus, no Amapá

Foto: Sesam/Suest AP

Entre os dias 7 e 10 de junho, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa no Amapá (Suest/AP) concluiu a capacitação e a instalação da SALTA-z em Cutias do Araguari, no Amapá. Ao todo, o município conta com cinco unidades já instaladas, atendendo aos 883 habitantes das comunidades ribeirinhas de Creio em Deus, Jacitara, Pracuuba do Araguari, São Paulo do Araguari e Vai Quem Quer. A ação é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nº 01/2019, firmado entre a Funasa e o município.

A oficina foi ministrada pela chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Carmen Nilza; juntamente ao chefe da Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua), Júlio César Ferreira, ao chefe-substituto da Saqua, Elias Fernandes e ao biólogo da Companhia de Água e Esgoto do Amapa (Caesa), Claudionaldo Ferreira. 

A capacitação teve duração de dois dias e contou com a participação de moradores, agentes comunitários de saúde e com a presença, atípica, de crianças e adolescentes, que pediram para colaborar e aprender sobre a qualidade da água e a estrutura do sistema. "As crianças e os adolescentes vieram pedir para participar e conhecer o sistema. A SALTA-z chama para o compromisso", contou Carmen Nilza.

Durante o treinamento é ensinado como deve ser feita a montagem estrutural do equipamento, como fazer o teste de verificação da qualidade da água do Rio Araguari e como são dadas as coordenadas a comunidade a respeito da utilização da SALTA-z e a forma de armazenamento da água. Também foi realizada pela Saqua a coleta de dados referente as doenças de veiculação hídrica das regiões.

Dorivan Pantoja, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, será o responsável pelo monitoramento da unidade instalada em Creio em Deus e foi orientado para exercer essa função.  "A capacitação foi muito boa, aprendi como é importante o projeto SALTA-z para a comunidade. Vamos realizar o planejamento e monitorar junto a Funasa de três em três meses, além de verificarmos todas as vezes que formos em ações nas comunidades ribeirinhas", explicou.

Gratidão da comunidade

Como forma de agradecimento, os moradores de Creio em Deus tiveram a ideia de escrever cartas ao presidente da Funasa pela ação realizada na comunidade. Em uma das homenagens, o pequeno Elyon Silva aproveitou para convidar o presidente para uma visita. "Obrigado pela SALTA-z. Admiramos o senhor, porque isso nos ajudou muito. Venha aqui para nós comermos peixe, arroz, queijo e leite de vaca natural".

A moradora Natália Costa, conta em sua carta que antes da SALTA-z os moradores tinham altos índices de doenças de veiculação hídrica e agradece pela instalação, pois proporcionou facilidade a comunidade. "Nós vivíamos em uma situação difícil, pois nossas crianças viviam sofrendo com dor de barriga, diarreia, doenças que eram transmitidas pela água. Agora estamos em outro patamar, não precisamos mais nos deslocar até a sede de Cutias para pegar água", ressaltou.

Para o presidente da Funasa, coronel Giovanne Silva, esse tipo de mobilização popular justifica o trabalho realizado por toda a fundação, desde as diretrizes, em Brasília, às ações operacionais das superintendências estaduais. "É gratificante receber este tipo de homenagem. Nós estamos apenas fazendo nosso trabalho com seriedade e integridade, proporcionando melhor qualidade de vida a essas comunidades distantes do poder público. Com essa motivação, trabalharemos mais ainda para podermos ofertar mais a quem menos tem e fazer valer a missão institucional da fundação", disse.