Voltar

Saneamento rural e gestão dos Sisars reúnem 300 pessoas em Recife/PE

Saneamento rural e gestão dos Sisars reúnem 300 pessoas em Recife/PE

Cerca de 300 participantes discutiram o trabalho executado pela Funasa, por meio de suas superintendências estaduais, trocando experiências exitosas na implementação de políticas públicas em vários estados brasileiros
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Seg, 30 Mai 2022 10:23:24 -0300

Última modificação: Seg, 30 Mai 2022 10:26:35 -0300

Cerca de 300 pessoas participaram do X Seminário Nacional, V Encontro Latino Americano de Saneamento Rural e o XI Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais.

Foto: Divulgação/Funasa

Entre os dias 16 e 19/05, Recife, capital do estado de Pernambuco, foi sede de três importantes eventos para discussão sobre Saneamento Rural no país e América Latina. Cerca de 300 pessoas participaram do X Seminário Nacional, V Encontro Latino Americano de Saneamento Rural e o XI Seminário de Gestão dos Sisars e Centrais. A Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde em Pernambuco (Suest/PE) se fez presente com a participação de Superintendentes e técnicos de várias Suests. A superintendente substituta, Helena Magalhães Porto Lira, representou o presidente da Funasa nas mesas de abertura e de encerramento, assim como também participou de um painel, na quarta-feira (18/5), juntamente com mais quatro representantes da fundação. 

Com o tema "Ações da Funasa: Articulações e Parcerias com Instituições", o painel contou com as falas de Marcelo Chaves Moreira, coordenador de Assistência Técnica à Gestão em Saneamento, do Departamento de Engenharia de Saúde Pública (Densp), da Presidência; Josiclene Moura Leite, da Suest/PB; Magda Eloisa Rafaldini, da Suest/SP; e Petrônio Ferreira Soares, da Suest/CE.

X Seminário Nacional

Para Jamesson Ferreira Lima, auxiliar de Saneamento da Divisão de Engenharia de Saúde Pública (Diesp), da Suest/PE, o evento foi muito proveitoso para discutir as políticas públicas para o saneamento rural e atinge diretamente as comunidades rurais. "Há uma protelação da gestão pública para universalizar o serviço de saneamento de forma integral. É necessário que este tema seja incluído na pauta dos governos, promovendo saúde e qualidade de vida para população em geral. Os palestrantes foram ótimos em suas apresentações, ao trazerem propostas concretas, para futuros governos".

A técnica em Assuntos Educacionais, da Suest/PE, Regina Maria B. M. Regueira, o evento pôde propiciar conhecer a realidade vivida por Suests de outros estados. "Considerei o evento muito bom, contribuindo bastante para nossas atividades enquanto Funasa, pela troca de experiência entre regiões, com diversidade das áreas rurais. O Seminário foi muito rico em suas falas, apresentando as experiências das Comunidades Rurais e Tradicionais, como de povos quilombolas de Pernambuco".