Voltar

Santa Rita do Pardo/MS inaugura SES

Santa Rita do Pardo/MS inaugura SES

Aporte de recursos da Funasa e Sanesul propiciou a ampliação do Sistema de Tratamento de Esgoto no município
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Sex, 30 Jul 2021 10:03:15 -0300

Última modificação: Sex, 30 Jul 2021 10:04:17 -0300

Com a finalidade de atender a 3,5 mil moradores, com coleta de tratamento do esgoto sanitário, no dia 20/7, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inaugurou o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no município de Santa Rita do Pardo, localizada a 258 km da capital sul mato-grossense.
Por meio do Termo de Compromisso do Programa de Aceleração do Crescimento (TC/PAC) nº 085/2014, foi investido R$ 1,7 milhão com recursos da Funasa, em parceria a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). O sistema vai atender aproximadamente 1300 famílias que passam a contar com 5 km de rede e estação de esgoto, para tratar 10 litros de efluentes por segundo. A obra também ampliou o sistema com a implantação de 17,76 km de rede coletora, cerca de 1,3 mil ligações domiciliares, três estações elevatórias com capacidade variada e linhas de recalque de esgoto.
Para Jair Leite, superintendente estadual, a entrega de mais uma obra para dar acesso aos serviços básicos de saneamento, além de proporcionar o tratamento dos efluentes, melhora a qualidade de vida da população. "A importância desse empreendimento visa consolidar a universalização dos serviços públicos de saneamento básico e, consequentemente, a melhora da qualidade de vida dos munícipes da cidade de Santa Rita do Pardo", destacou.
Antes da instalação, parte da população fazia uso de sistemas individuais, como fossas-sumidouros, não projetadas adequadamente, e que não obedeciam às orientações construtivas mínimas para garantia de bom funcionamento e que evitasse a contaminação ambiental. Os efluentes das fossas eram lançados nas ruas, nas galerias para escoamento de águas pluviais, atingindo corpos hídricos próximos.
O novo sistema proporcionará a melhoria da qualidade e ampliação da cobertura do sistema de esgoto sanitário; redução da incidência de doenças de veiculação hídrica pela ausência e insuficiência de serviços de saneamento básico; redução das taxas de mortalidade infantil; segurança da disposição e o tratamento adequado de efluentes domésticos, de modo a preservar o meio ambiente e evitar a reprodução de vetor de enfermidades.