Voltar

Suest/RO lança o Projeto Coleta Seletiva - Atitudes e Práticas Saudáveis

Suest/RO lança o Projeto Coleta Seletiva - Atitudes e Práticas Saudáveis

Foram entregues copos e canecas para evitar o uso de copos descartáveis na superintendência, além da instalação de lixeiras para coleta seletiva
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Ter, 15 Jun 2021 18:19:33 -0300

Última modificação: Ter, 15 Jun 2021 18:20:51 -0300

Superintendente estadual João Marcos de Siqueira em apresentação do projeto.

Foto: Suest/RO

Na última quinta-feira (10/6), a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio da Superintendência Estadual da Funasa em Rondônia (Suest/RO), lançou o Projeto Coleta Seletiva - Atitudes e Práticas Saudáveis, que tem o objetivo de evitar o uso de copos descartáveis e incentivar a coleta seletiva do lixo produzido na superintendência estadual.

Na ação, realizada no auditório da Suest, foram entregues 60 copos de folha de coco e 60 canecas de folha de bambu para os servidores, terceirizados e estagiários. Também foram instaladas 17 lixeiras com materiais reaproveitáveis, que foram espalhadas em locais estratégicos, como na portaria, no térreo e nos andares. Os materiais recicláveis e não recicláveis serão destinados separadamente aos contêineres existentes no pátio da Suest/RO.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Funasa, Coronel Giovanne Silva, que, por meio de um vídeo, parabenizou a superintendência, referenciando a ação ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5/6. "Neste mês que o Brasil e o mundo têm desenvolvido ações em defesa do nosso meio ambiente, eu quero parabenizar todos vocês pela iniciativa de estar desenvolvendo aí na Suest, em âmbito regional, várias ações para proteger esse nosso grande patrimônio. Reafirmo nosso compromisso, de desenvolver e incentivar ações como essas, para estarmos firmes no propósito de cumprir a missão institucional desta autarquia".

O superintendente João Marcos de Siqueira, disse que as atividades da semana do meio ambiente e os próximos passos do projeto estão em fase inicial. "Apresentamos as ações que a gente fez na Semana Integrada do Meio Ambiente, em parceria com a prefeitura de Porto Velho e exibimos ensaios internos que mede a quantidade de resíduos que a gente joga fora, do nosso público interno.  Além da programação e os próximos passos dessa ação de atitudes e práticas saudáveis", destacou.

De acordo com o idealizador do projeto, Persival Oliveira, chefe da Seção de Educação em Saúde Ambiental (Saduc), a inspiração para a ação surgiu ao assistirem à apresentação em um congresso do resultado do Projeto Práticas Exitosas de Sustentabilidade. "A ideia do projeto despertou a partir da nossa participação, em 2017, do I Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e de Saúde Ambiental da Funasa, no Pará, que a equipe da Suest/BA apresentou o resultado exitoso do projeto realizado. Na Suest/RO, iniciamos o planejamento do projeto em 2020, em reunião envolvendo os técnicos do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam) com o superintendente", explicou.

Projeto Coleta Seletiva - Atitudes e Práticas Saudáveis

O projeto está sendo coordenado pelo Sesam, em conjunto com a Saduc, a Seção de Segurança e Qualidade da Água para Consumo Humano (Saqua), o Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict), a Divisão de Administração (Diadm) e o Setor de Planejamento e Acompanhamento (Sapla).

O projeto será dividido em três fases. Na primeira etapa, foram realizadas reuniões setoriais de sensibilização quanto a coleta seletiva e a utilização de copos biodegradáveis, dando início a prática após a entrega dos copos. A segunda fase prevê as melhorias e conserto dos banheiros e pias do prédio da Suest. E a última etapa, será o lançamento de um projeto piloto de coleta seletiva com parceria da Prefeitura de Porto Velho e suas secretarias afins. Ainda conforme o planejamento do projeto, já foram iniciadas tratativas com cooperativas e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) do município de Porto Velho, para firmar um Termo de Compromisso (TC).

Para uma das participantes do evento, Deisiane Kovalski, auxiliar de escritório da Suest, o projeto servirá de exemplo para outras instituições, além de contribuir para a preservação do meio ambiente. "Foi uma ação digna de ser referência para outras instituições públicas e privadas. A aquisição de copos biodegradáveis é, e sempre será, a melhor escolha a ser feita em prol do meio ambiente, não por ser uma semana alusiva ao meio ambiente, e sim, por ser alusiva ao futuro deste planeta", enfatizou.