Voltar

Superintendência Estadual participa da 1ª Caravana dos Prefeitos para o Alto Acre

Superintendência Estadual participa da 1ª Caravana dos Prefeitos para o Alto Acre

Durante encontro, técnicos da fundação apresentaram projetos e ações desenvolvidas pela instituição no apoio aos municípios
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Qui, 08 Jul 2021 18:19:41 -0300

Última modificação: Qui, 08 Jul 2021 18:20:16 -0300

Técnica do Sesam, Shirlene Azevedo, acompanhada do superintendente José Ronaldo Bayma, durante sua apresentação

Foto: Suest/AC

Com o intuito de integrar as regionais do estado do Acre, gerando parceria entre os municípios, nesta última sexta-feira (2/7), representantes da Superintendência Estadual da Funasa no Acre (Suest/AC) participaram da 1ª Caravana dos Prefeitos para o Alto Acre, organizada pela Associação dos Municípios do Acre (Amac).

A concentração ocorreu na sede da Amac, em Rio Branco e a caravana passou pelos municípios de Senador Guiomard, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, até chegar a Brasiléia. Na ocasião, foi realizada a 2ª Assembleia Geral Extraordinária de gestores, no Centro Cultural de Brasiléia, região do Alto Acre.

Fizeram parte do evento, o superintendente estadual, José Ronaldo Bayma; o chefe do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Carlos Brunno Ferreira e a técnica do Sesam, Shirlene Azevedo. Além da participação de prefeitos, deputados federais, senadores e órgãos, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).

Durante as apresentações, a técnica Shirlene apresentou aos gestores municipais as ações e linhas de financiamento da Funasa, com foco em resíduos sólidos e a regularização dos municípios quanto a obrigatoriedade de aterros sanitários. "Os resíduos sólidos são divididos em três partes - a questão dos veículos para a coleta; do transporte, para a destinação, separação para coleta e reciclagem e depois, o próprio aterro sanitário", explicou.

De acordo com Marcus Frederick, coordenador-executivo da Amac, a Funasa sempre foi parceira da associação com investimentos nos municípios, principalmente, em ações de abastecimento de água, Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) e na elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

"A Funasa financiou a elaboração de 14 PMSB através de convênios diretos com os municípios. Durante a apresentação da Funasa no evento, as pautas vão de encontro com os anseios dos nossos municípios, de forma bem esclarecedora, com a demonstração do portfólio de convênios e ações", destacou Marcus.