Imprimir Imprimir

Logo (SINETE) da Fundação Serviço Epecial de Saúde Pública (FSESP)

inete (em madeira semelhante a uma placa) de autoria de Dom Basílio Penido, monge beneditino e médico. Foi composto em 1960 quando da transformação do Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp) em Fundação. A legenda - Salubritas Ubique Curanda segundo o próprio autor, pode ser traduzida como "Seja a saúde promovida por toda parte".
Imprimir Imprimir

Medalhas da Sucam

Medalha (acima à direita) concedida pela participação da Superintedência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam) na campanha contra a xistossomose (também conhecida como esquistossomose ou barriga-dágua).
Imprimir Imprimir

Hélice

Esta hélice de madeira foi feita a canivete para permitir o retorno da Turma Fluvial nº 4.042 da Sucam, composta por três servidores, chefiada por Getúlio Ferreira de Souza. Em 1976, o bote de madeira tinha sido avariado em rio encachoeirado da região do Alto Tapajós, na bacia amazônica.
Imprimir Imprimir

Teodolito

Instrumento óptico da década de 40, destinado a medir com precisão ângulos horizontais e ângulos verticais e, alguns casos, medir distâncias por processo indireto. Equipamento usado por topógrafos em levantamentos planialtimétricos e locação de obras de engenharia. Utilizado durante todo o período de execução de obras de drenagem e no assentamento de redes de esgoto sanitário.
Imprimir Imprimir

Máquina Calculadora

Modelo datado de 1913, de origem suíça, utilizada na Fundação Serviço de Saúde Pública FSESP, para realização de cálculos.
Imprimir Imprimir

Máscara, capacete de segurança e uniforme

Máscara Equipamento de proteção individual usado pelo guarda no trabalho de aplicação de cianogás na campanha contra a peste. Capacete de segurança e Uniforme Usados pelo guarda do Serviço Nacional de Peste (SNP).
Imprimir Imprimir

Armadilha

(larvitrampas) Usada para captura de Aedes aegypti e Aedes albopictus As larvitrampas são depósitos geralmente feitos de barro ou de pneus usados, dispostos em locais considerados porta de entrada do vetor adulto, tais como portos fluviais ou marítimos, aeroportos, terminais rodoviários, ferroviárias e terminais de carga, etc. Não devem ser instalados em locais onde existam outras opções para a desova do Aedes aegypi, como é o caso dos pontos estratégicos.
Imprimir Imprimir

Distintivo

Insígnia ou emblema usado no quepe do Guarda do Serviço Nacional de Peste - SNP.
Imprimir Imprimir

Carteira de Identidade Funcional

Expedida em Recife em 1943 pelo Serviço Nacional de Peste (SNP).
Imprimir Imprimir

Máquina Calculadora

Modelo datado de 1.917, de origem alemã, utilizada pelo serviço nacional de peste, - snp, para realização de cálculos estatísticos.