Voltar

Caravana Federativa da SRI/PR conta com participação da Funasa em sua sétima edição

Caravana Federativa da SRI/PR conta com participação da Funasa em sua sétima edição

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Tue, 09 Apr 2024 16:05:41 -0300

Última modificação: Tue, 09 Apr 2024 17:13:21 -0300

Servidores da Suest-PB e o Auditor-Chefe da Funasa (5º dir. p/ esq.), representando a Presidência, participam da Caravana Federativa Paraíba (Foto: Suest-PB/Funasa).

 

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) se fez presente, por meio de sua Superintendência Estadual na Paraíba (Suest-PB), bem como do representante de sua Presidência, na Caravana Federativa Paraíba, sétimo evento desta natureza, promovido pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República (PR). Os trabalhos encerraram-se no fim da tarde da última sexta (05), no Centro de Convenções de João Pessoa (PB), após dois dias seguidos de atendimentos intensivos. Com o objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, os gestores municipais puderam ter acesso direto a ministérios, autarquias e outros órgãos da União, os quais ofereceram atendimento personalizado aos participantes, esclarecendo dúvidas, resolvendo pendências e prestando informações sobre programas, ações e serviços do governo federal.

Os técnicos da Suest-PB/Funasa foram atuantes e atenderam pelo menos 45 dos 223 municípios paraibanos, onde foram prestadas informações sobre a situação atual de contratos e convênios no estado. Nesta edição, foram realizados mais de 2.500 atendimentos, no geral, sendo recepcionados prefeitos(as), secretários(as) e demais autoridades municipais, onde foram orientados por representantes de 35 ministérios participantes, além de 6 autarquias (Funasa, FNDE, Incra, INSS, Conab e Codevasf), 4 empresas públicas (Correios, Energisa, Serpro e Sebrae) e 4 bancos públicos (BNDES, Caixa, Banco do Brasil e Banco do Nordeste).

O superintendente substituto da Suest-PB/Funasa, Osvaldo Balduíno, elogiou o evento e falou que a Caravana foi uma excelente ocasião para atendimento, de forma mais célere, de demandas reprimidas junto ao órgão. "A Caravana é uma agenda muito positiva que viabiliza a interlocução da Funasa com os representantes das prefeituras municipais, oportunizando uma resposta rápida, acerca de pendências e informações dos convênios celebrados, assim como Acordos de Cooperação Técnica (ACT) e Termos de Execução Descentralizada (TED), dentre outros instrumentos de repasse, os quais são utilizados para desempenhar nossas atribuições na Paraíba", apontou Balduíno.

Já o Auditor-Chefe da Funasa, Augusto César Souza, também elogiou a oportunidade e falou da importância das parcerias. "A participação da Funasa foi essencial, principalmente neste momento de reestruturação. As visitas e as conversas com os municípios, que buscaram maciçamente o nosso estande, externaram a ansiedade geral pelo retorno da Fundação, visando a complementação das obras e serviços prestados, almejando seu pleno funcionamento. Uma coisa que saltou aos nossos olhos e nos encheu de alegria foi perceber a grande vontade de todos os parceiros intragovernamentais em relação à volta das parcerias com a Funasa, consolidando, assim, uma relação essencial", disse. César Souza e Balduíno recepcionaram ainda diversas autoridades, tais como o governador da Paraíba, João Azevêdo, que prestigiou o estande da Funasa, acompanhado do Secretário Especial de Assuntos Federativos da Presidência da República (SAF/PR), André Ceciliano.

César Souza (1º esq.) e Osvaldo Balduíno (2º esq.) recebem a visita do governador da Paraíba João Azevêdo, (3º esq.) e do Secretário da SRI/PR, André Ceciliano. (Foto: Suest-PB/Funasa).

 

A deputada estadual, Leonice Lopes, também visitou o espaço da Funasa e falou, com grande entusiasmo, sobre a gratidão que algumas comunidades paraibanas tem pelo trabalho da Fundação. As comunidades rurais de Dinamérico Pinto e da Laje, no município de Boa Ventura (PB), por exemplo, são casos de localidades que foram contempladas com unidades da Solução Alternativa de Tratamento de Água com Zeólita (SALTA-z), uma tecnologia social desenvolvida por técnicos da Funasa e voltada para o atendimento de pequenas comunidades, as quais não possuem acesso à água potável. Após a chegada da SALTA-z, a qualidade da água e as condições de saúde pública melhoraram nas localidades. "As crianças brincavam nas comunidades e não recebiam água tratada, padecendo de doenças como diarreia. E hoje, nessas comunidades, todos são muito gratificados por terem recebido esse monumento, que nós chamamos SALTA-z. A toda equipe da Funasa, Boa Ventura e as comunidades de Boa Ventura só tem a agradecer por tudo isso. E pedimos à Funasa, voltando suas atividades, que invista nisso aqui, porque foi uma bênção para o nosso povo", disse Leonice.

A Caravana Federativa é um evento que já ocorreu em outras seis edições. Salvador (BA) foi a primeira cidade a receber a iniciativa. Em seguida, o evento ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), em Porto Alegre (RS), em Palmas (TO), em São Luís e em Fortaleza (CE). A próxima edição deverá ocorrer nos dias 15 e 16 de abril, no estado de Pernambuco (PE) e a Funasa também estará presente.

 

(Clique na foto abaixo e veja a galeria de imagens da Funasa no evento)

Caravana Federativa Paraíba

 

 


Destaques