Funasa apresenta a 5° edição do Manual de Saneamento no 50° CNSA

Funasa apresenta a 5° edição do Manual de Saneamento no 50° CNSA

Publicação é uma referência para profissionais que atuam no saneamento no Brasil e acumula conhecimento de 75 anos
Por Kátia Ferreira/Assemae

Publicação: Thu, 12 May 2022 13:59:59 -0300

Última modificação: Thu, 12 May 2022 19:58:01 -0300

Engenheiro Rainier Pedraça apresentou a quinta edição da publicação que serve de referência para o setor do saneamento

Foto: Divulgação/Assemae

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) apresentou a 5°edição do Manual de Saneamento durante o 50° Congresso Nacional de Saneamento da Assemae, que está sendo realizado no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre.

 A publicação tem como precursor o Manual de Guardas Sanitários, lançado originalmente em 1944, como apostila para cursos de guardas sanitários ministrados pelo Serviço Especial de Saúde Pública (Sesp), uma das instituições antecessoras da Funasa.

Ao longo dos anos, o Manual foi aprimorado e enriquecido com as experiências e pesquisas de campo realizadas pelo Sesp, sendo editadas e publicadas, posteriormente, outras versões atualizadas da apostila. Em 1950 foi publicada a versão denominada Manual de Saneamento, título utilizado até hoje.

Para a 5ª edição, a publicação recebeu correções, ajustes no conteúdo, redação e padronização de figuras. Como na versão anterior, os capítulos foram escritos de forma mais didática, aprofundando os temas para os públicos de interesse do Manual, que são profissionais ligados a saneamento e saúde pública, gestores e técnicos municipais e estaduais, professores, pesquisadores, estudantes, instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras."Ao longo de seus 75 anos, o Manual de Saneamento da Funasa trouxe experiências e inovações sem perder a simplicidade e objetividade, explicou o engenheiro da Funasa", Rainer Petraça.

O lançamento foi prestigiado pelo coordenador-geral do evento e vice-presidente da Assemae, Rodopiano Marques Evangelista e Alexandre Garcia, presidente da Regional RS da Assemae e diretor-geral do Dmae de Porto Alegre. O livro é uma das literaturas de saneamento mais consultadas do país e uma referência para profissionais que buscam adquirir conhecimentos sobre o saneamento no Brasil.

Para acessar a publicação, clique aqui

 


Destaques