Pular para o conteúdo

Notícias

Voltar

Funasa realiza ações conjuntas com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Funasa realiza ações conjuntas com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

A Secretaria atua em conjunto com o Ministério da Saúde no acompanhamento da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra.
Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Wed, 11 Oct 2017 10:38:29 -0300

Última modificação: Wed, 11 Oct 2017 11:35:49 -0300

O secretário Juvenal Araújo e o representante da Funasa Moisés Santos

Foto: Alfredo Machado

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no dia 04 de outubro, participou de uma reunião com o secretário nacional, Juvenal Araújo. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Especial de Políticas para Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), com o objetivo de falar sobre os trabalhos desenvolvidos pela SEPPIR, as ações realizadas junto a Funasa e a importância de fortalecer a parceria entre os órgãos que existe desde 1994, quando a secretaria ainda era Fundação Palmares.

O secretário explicou o funcionamento do Programa Brasil Quilombola (PBQ), que foi lançado em 2004 com a finalidade de garantir políticas públicas que cheguem até as áreas quilombolas, além de assegurar os direitos dessa população. O Ministério da Saúde tem muito interesse nesse programa, pois com um contato mais direto, a SEPPIR tem um conhecimento maior das áreas quilombolas que possuem maior demanda e necessidade de ações de saneamento, possibilitando assim, o trabalho mais eficaz da Funasa e garantindo a qualidade de vida dessas comunidades.  

O Plano Juventude Viva foi citado durante a conversa. Instituído em 2013 para reduzir a vulnerabilidade dos jovens em situações de violência física e simbólica, e promover direitos da juventude, em especial, a juventude negra. "O Juventude Viva é um plano que vai desde o saneamento e saúde (onde entra o trabalho da Funasa), até educação e a garantia de um emprego. O plano assegura uma melhoria na qualidade de vida", disse Juvenal Araújo.

Ao final, Juvenal falou sobre os Grupos de Trabalho (GTs) e os encontros que estão acontecendo por vários estados do Brasil, para discutir e articular serviços para superar a desigualdade racial no país e defender os direitos da população negra. Promovidos pela SEPPIR e pelos Governos Estaduais, muitos órgãos estão participando, entre eles a Funasa, representada pelas superintendências. Juvenal ressaltou a disponibilidade em receber o Ministério da Saúde e como é necessário o fortalecimento dessa parceria. "O que vocês precisarem, estamos à disposição", concluiu.

A SEPPIR foi criada em 2003 e nasceu do reconhecimento das lutas históricas do Movimento Negro brasileiro. Atualmente pertence ao Ministério dos Direitos Humanos e está diretamente ligada à Presidência da República. Tem como competência formular, coordenar e articular diretrizes para promover a igualdade racial, além de acompanhar a execução das políticas públicas com ênfase na população negra, afetada por discriminação racial e demais formas de intolerância.


Funasa na luta contra o câncer de mama

Funasa na luta contra o câncer de mama

O outubro rosa é uma campanha internacional de mobilização e conscientização do cuidado, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer de mama. Todos devem fazer o exame, pois na maioria das vezes o diagnóstico é realizado em estágio avançado. Eu estou na luta contra o câncer de mama. "Você também precisa estar", diz presidente

Funasa financia projetos de educação para combate ao Aedes nos municípios

Funasa financia projetos de educação para combate ao Aedes nos municípios

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União, o extrato do Edital de Chamamento Público nº 01/2017 para seleção de projeto oriundos de instituições públicas estaduais

Edital de Chamamento n.2/2017 para financiamento de pesquisa foi prorrogado

Edital de Chamamento n.2/2017 para financiamento de pesquisa foi prorrogado

Edital de Chamamento para Projeto de Pesquisa tem prazo de envio prorrogado

Edital de Estudos e Pesquisas está aberto para recebimento de propostas

Edital de Estudos e Pesquisas está aberto para recebimento de propostas

As instituições de ensino interessadas em financiamento de pesquisa para soluções técnicas, econômicas e ambientalmente sustentáveis, que possam ser aplicáveis

Destaques