Voltar

Funasa participa de lançamento de Cadernos Didáticos Técnicos do Projeto Proágua Rural em Petrolina (PE)

Funasa participa de lançamento de Cadernos Didáticos Técnicos do Projeto Proágua Rural em Petrolina (PE)

Por Coordenação de Comunicação

Publicação: Tue, 02 Apr 2024 20:23:47 -0300

Última modificação: Tue, 02 Apr 2024 20:30:17 -0300

Cadernos Didáticos Técnicos lançados pelo Projeto Proágua Rural (Foto: ASCOM/UNIVASF).

 

No último dia 22/03 a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participou do lançamento oficial das publicações da coleção Cadernos Didáticos Técnicos, no âmbito do projeto de extensão Proágua Rural. Os livros, intitulados "Educação e Participação Social", "Operação e Monitoramento das SAC/SSAA" e "Gestão das SAC/SSAA" são produtos oriundos do Termo de Execução Descentralizada (TED) n.º 06/2022, firmado entre a Funasa e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) com o objetivo de implementar ações estruturantes de apoio à gestão do saneamento em comunidades rurais.

O evento ocorreu no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, em Petrolina (PE), em comemoração ao Dia Mundial da Água, e contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, o presidente interino da Funasa, Alexandre Ribeiro Motta; a superintendente estadual substituta da Funasa em Pernambuco (Suest-PE/Funasa), Helena Magalhães e a vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira; além dos coordenadores do Proágua Rural, professores Anderson Miranda e Daniel Pifano. Participaram, ainda, representantes de vários municípios atendidos pelo projeto, além de servidores e estudantes da Univasf e de instituições de ensino e pesquisa da região.

Alexandre Motta destacou a importância do Proágua Rural para as condições de saneamento em comunidades rurais do semiárido brasileiro. "O projeto leva conhecimento e capacidade de gestão de um recurso tão escasso e tão precioso quanto a água para essas comunidades, que tem pouco acesso a esse conhecimento, a esses elementos, para manejar com esse recurso", disse Motta.

O projeto objetiva atender municípios do semiárido brasileiro com medidas estruturantes que visam dar sustentabilidade aos sistemas e soluções de abastecimento de água implementados em comunidades rurais. No momento, atua em 62 municípios, em sete estados, apresentando as diversas tecnologias disponíveis e ministrando oficinas para a população. Com a disponibilização dos Cadernos Didáticos Técnicos, elaborados por pesquisadores, com linguagem simples e conteúdo atualizado, as comunidades serão capacitadas nos eixos de Educação e Participação Social, Gestão dos Serviços de Abastecimento de Água e Operação e Monitoramento das Soluções e Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água.

As publicações podem ser baixadas do site do projeto Proágua Rural (https://proaguarural.com.br/) ou diretamente do Repositório do Conhecimento da Funasa (https://repositorio.funasa.gov.br/), na subcomunidade "Universalização das Ações de Saneamento".


(Com informações de https://portais.univasf.edu.br/)


Destaques